Logo SystemClima Ar Condicionado

A System clima atende Contrato de Manutenção Preventiva de Ar Condicionado PMOC.
Entre em contato e solicite o seu orçamento.

Manutenção Preventiva de Ar Condicionado

Porque fazer manutenção preventiva ?

Manter a poeira e a sujeira fora é fundamental para que a capacidade de seu sistema de condicionador de ar trabalhe eficazmente.
Os filtros limpos permitem que o ar condicionado funcione de forma mais eficiente, o primeiro benefício serão nas contas de energia e a evitar reparos ou substituições de alto custo, e ajuda a prolongar a vida útil das peças e equipamentos. Além disso, um filtro limpo promove um ambiente de vida mais limpo, melhorando a qualidade do ar.
A maneira mais correta de certificar-se que a manutenção é feita corretamente é tê-la realizada por um técnico especialista em ar condicionado, qualificado e credenciado.
Entre os serviços de profissionais qualificados aqui estão algumas coisas que você pode fazer:

  • - Certifique-se sempre de desligar a corrente elétrica da unidade quando não utilizar o mesmo;
  • - Mantenha a unidade condensadora externa livre de folhas, galhos e outros detritos;
  • - Limpe ou mude os filtros da unidade evaporadora interna conforme as instruções do fabricante.


Ar Condicionado Split Inverter

Saiba sobre o PMOC Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) em imóveis com sistemas de climatização.
Veja a seguir que diz a Lei que trata da manutenção do ar condicionado em ambiente publico:

Em 1998, o Ministério da Saúde baixou a portaria nº 3.523, tornando obrigatória a implementação e disponibilização de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) em imóveis com sistemas de climatização. Em janeiro de 2018, a Lei 13.589/2018, publicada no Diário Oficial da União, complementou a portaria determinando que todos os edifícios - públicos ou privados - são obrigados a fazer a manutenção de seus sistemas de ar condicionado.
O PMOC deve obedecer aos parâmetros regulamentados pela Resolução 9/2003 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e posteriores alterações, bem como às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Sua ausência configura infração sanitária sujeita às penalidades previstas na Lei nº 6.437 e os valores da infração podem variar de R$ 2.000,00 a R$ 200.000,00.

-> Normas: Ministerio da Saúde ; Sanitária; ABNT

Afinal, qual é a importância do PMOC?

O PMOC serve para garantir que o projeto e a instalação do sistema de climatização estejam adequados e que sua manutenção seja eficaz. Ele é útil também para encontrar, corrigir e eliminar problemas de qualidade do ar frequentemente encontrados em edifícios de uso coletivo, acabando com a “Síndrome do Edifício Doente”.

Porém, sua importância fundamental na qual a lei foi baseada é proteger os ocupantes do imóvel, minimizando ou até mesmo eliminando potenciais problemas de saúde referentes à qualidade do ar, consequentemente proporcionando maior bem-estar, conforto e produtividade e reduzindo o absenteísmo.

O Plano de Manutenção não só garante um ambiente livre de contaminação, evitando transmissão de algumas doenças relacionadas à má qualidade do ar, mas também faz com que a vida útil dos equipamentos aumente.

Por sua vez, equipamentos em melhores condições, cuja manutenção é feita preventiva e regularmente, dão menos problema e consomem menos energia, resultando em economia.

Checklist para o PMOC
• Para saber quais atividades precisam ser executadas no PMOC e qual a necessidade de execução de cada uma, consulte a NBR 13971.
•A periodicidade das atividades de manutenção é determinada pelo responsável técnico e não deve ultrapassar o estabelecido na resolução 09 da Anvisa.
• A atribuição das atividades de manutenção deve levar em conta as informações do decreto 90922/85 e da normativa 42/92 do CEEMM.
• A NBR 16401 (1 a 3) fornece informações sobre climatização, renovação de ar (filtragem) e execução de projetos de ar condicionado.
• Para questões de análise da qualidade do ar e propriedades físico, químico e biológicas, consulte a resolução 09 da Anvisa (de periodicidade semestral).

Para consultar todas as exigências das leis na íntegra: • Lei nº 13.589 de 04 de janeiro de 2018.
• PMOC – Portaria no 3.523/GM de 28 de agosto de 1998.
• Lei no 6.437 de 20 de agosto de 1977 – Determina o que configuram as infrações à legislação sanitária federal, estabelece as respectivas sanções e outras providências.
• Classificação das áreas de contaminação controlada – NBR 13700/96.
• Manutenção Programada para sistemas de refrigeração, condicionamento de ar e ventilação – NBR 13971/97.
• Análise da Qualidade do Ar – Resolução RE nº 09 de 16 de janeiro de 2003


Associação Brasileira de Normas Técnicas

O que é a norma ABNT NBR16401 ?

ABNT Refere-se a Associação Brasileira de Normas Técnicas, entidade sem fins lucrativos que é responsável pela normatização técnica no Brasil.
Esta parte da ABNT NBR 16401 estabelece os parâmetros básicos e os requisitos mínimos de projetos para sistemas de ar-condicionado centrais e unitários.
É a norma brasileira que a SystemClima segue para instalações de ar condicionado em sistemas centrais e unitários elaborada pelo Comitê Brasileiro de Refrigeração.

É composta por três parâmetros

  • Projeto das Instalações;
  • Parâmetros de conforto térmico;
  • Qualidade do ar interior.

O que são os BTUS do ar condicionado

O que são os BTUS ?

A sigla BTU significa British Thermal Unit ou em português Unidade Térmica Britânica.
Apesar de não possuir medida, pode ser equiparado as calorias ou os joules.
A quantidade de BTUs do ar condicionado indica a sua potência, ou seja, fornece a capacidade do equipamento em alterar a temperatura do ar.


Filtro de Ar Condicionado

Qual a importância da limpeza do filtro da unidade interna (evaporadora)?

Os filtros são fundamentais para manter o funcionamento adequado do equipamento e a qualidade do ar que respiramos. Filtros sujos ou deteriorados pelo tempo de uso, impedem o correto fluxo de ar, forçando o sistema e reduzindo o rendimento do ar-condicionado.
O acúmulo de poeira resulta na perda de rendimento e aumento do custo de energia elétrica.
Tão importante quanto possuir um ar condicionado, é a execução de limpezas e manutenções freqüentes, pois esses equipamentos acumulam muita poeira e micro organismos, a sujeira acumulada nos filtros é responsável pela proliferação de fungos e bactérias no interior do sistema, a falta de limpeza deste item pode causar problemas de saúde e agravar doenças respiratórias.


Instalação ar Condicionado

Quem deve realizar a instalação do ar condicionado?

As instalações de ar condicionado devem ser feitas sempre por Assistências Técnicas Credenciadas.
As empresas credenciadas atendem os requisitos obrigatórios fornecidos pelos fabricantes dos aparelhos, para que não ocorra a perda de garantia dos mesmos.